Imunização ativa
A imunização ativa é quando o próprio sistema imunológico responde ao entrar em contato com uma substancia estranha no organismo, produzindo anticorpos e células imunes para protegero organismo de alguma ameaça. É o tipo de imunização que dura por vários anos e muitas vezes dura pela vida toda. Existem dois meios de se adquirir imunidade a uma doença, ou quando se contrai a doença ou através da vacinação direta. Por exemplo, quando temos caxumba uma vez não teremos mais, pois nosso corpo já criou anticorpos para destruir o agente causador da caxumba. E através da vacina, é quando não foi preciso adquirir a doença e a criança recebeu a vacina como tipo de prevenção.
Imunização passiva
Essa imunização é o tipo de imunização que éadquirida através da transferência à criança de anticorpos produzidos por um animal ou por um homem. É o tipo de imunidade que produz uma rápida proteção ao indivíduo e que é temporária, durando algumas semanas ou meses. É o tipo de imunização mais comum e que se caracteriza pela passagem deanticorpos da mãe para o feto via placenta. Transferência essa que ocorre nos últimos 2 meses de gestação, para garantir uma boa imunidade à criança.
A imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob três formas principais: através da imunoglobulina humana combinada, a imunoglobulina humana hiperimune e o soro heterólogo. A transfusão de sangue é uma outra forma de se adquirir imunidade passiva, já que, virtualmente, todos os tipos de produtos sanguíneos que contêm anticorpos.
Independente do tipo de imunização, é preciso que haja para que o organismo possa se proteger de alguma forma das ameaças de vírus e outros agentes que causam doenças.
Os vírus podem causar doenças em plantas e animais. As principais doenças causadas por vírus que atingem o homem são:
Hidrofobia (Raiva): saliva introduzida pela mordida de animais infectados (o cão, por exemplo). Infecção: o vírus penetra pelo ferimento e instala-se no sistema nervoso.