Sistema sanguineo
Capítulo 13 – Página 388
10- Um almanaque científico trazia a seguinte curiosidade: "O coração bate cerca de 3 bilhões de vezes durante a vida de uma pessoa." Em sua opinião, que cálculos foram feitos para chegar a tal número? Faça suas contas.
R: Supondo-se que a frequência cardíaca média de uma pessoa é de 80 batimentos por minuto, em uma hora seu coração terá pulsado 4.800 vezes; em um dia, 115.200; em um ano, 42.048.000 vezes. Ao longo de uma vida de 70 e poucos anos, o coração terá batido cerca de 3 bilhões de vezes.
11- Doenças como a arteriosclerose provocam endurecimento e perda de elasticidade das artérias. Considerando o papel das artérias na manutenção da pressão sanguínea, o que você poderia comentar a respeito das pressões sistólica e diastólica em um indivíduo que sofre de arteriosclerose?
R: O endurecimento e a perda de elasticidade das paredes das artérias, associados a uma diminuição do calibre desses vasos (arteriosclerose), impedem seu relaxamento normal durante a sístole ventricular. Assim, a pressão arterial sistólica é aumentada em pessoas com artérias esclerosadas. Quando os ventrículos relaxam (entram em diástole), as artérias se contraem a fim de assegurar um aumento de pressão nos vasos e manter o fluxo circulatório. Nos vasos da pessoa esclerosada, o calibre das artérias diminui mais que o normal, de modo que a pressão arterial diastólica também é aumentada em relação á pressão normal.
12- Analise o gráfico a seguir, que mostra as variações na quantidade de anticorpos no sangue de uma pessoa após duas injeções do mesmo antígeno; as épocas de aplicação estão mostradas pelas setas pretas. Explique os fenômenos representados no gráfico e relacione as células de memória imunitária com as diferenças na produção de anticorpos apontadas pelas setas vermelhas A e B. R: Linfócitos B estimulados, no primeiro contato com o antígeno, diferenciam-se em