familia e sociedade- serviço social
Centro de Educação a Distância
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINAS: FAMÍLIA E SOCIEDADE E O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE
PROFESSOR EAD: MA. ANA LÚCIA A. ANTONIO
TÍTULO: SOCIEDADE E FAMÍLIA LOCAL/DATA: TAGUATINGA, 02/05/2014
SOCIEDADE – É um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada, que compartilham propósitos, gostos, preocupações, costumes e que interagem entre si.
FAMÍLIA – É um conjunto de pessoas que são unidas por laços de parentesco, que podem ser vínculos de afinidade, como casal e consanguíneos, como filiação entre pais e filhos. É o elemento natural da sociedade e tem direito à proteção da própria sociedade e do Estado; inclusive a família tem lutado para garantir a proteção e socialização dos indivíduos, tanto a partir da consanguinidade, e quando das ligações afetivas, proteção esta que é marcada por ações mínimas, não abrangendo todos os formatos familiares.
A família é a parte mais importante de todos os grupos sociais, é através dela que é formada a entidade social, a base do processo de socialização, onde se garante uma boa educação para o amadurecimento cultural e social, a ausência familiar pode gerar vários problemas na formação de seus indivíduos, como valores que levam os jovens ao mundo das drogas e demais vícios, pois há uma perda de referência, as crianças ficam soltas e se entregam as diversões eletrônicas, por esse motivo deve haver mais tempo de convivência para que se possa educá-las de forma correta.
Na sociedade contemporânea brasileira aconteceram várias transformações históricas, com novas configurações familiares, como o aumento da perspectiva de vida, nos centros urbanos, o convívio maior entre netos e bisnetos com os avôs, a inserção da mulher no trabalho formal e informal, controle da reprodução e novas