Descartes
Porque parte em busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida. Começa duvidando de tudo: do testemunhos dos sentidos, das afirmações do senso comum, dos argumentos da autoridade, das informações da consciência, das verdades deduzidas pelo raciocínio, da realidade do mundo exterior e da realidade de seu próprio corpo.
2- Identifique a real ambição de Descartes ao se propor realizar a dúvida metódica.
Seu propósito inicial foi de encontrar um método tão seguro que o conduzisse à verdade indubitável. Trata se da dúvida metódica, porque é essa dúvida que o impele a indagar se não restaria algo que fosse inteiramente indubitável. Por isso Descartes não é um filósofo cético: ele busca uma verdade.
3- O que se quer dizer quando se fala em "ideias que nascem dos sentidos" e "ideias que nascem da razão"?
São ideias que nascem do empirismo que enfatiza o papel doa sentidos e das experiências sensível no processo do conhecimento.
São ideias que valorizam o intelecto e o entendimento.Como consequência, acentua se o caráter absolutista e universal da razão, que partindo do cogitou. e só com suas próprias forças, descobre todas as verdades possíveis.
4- Analise a dúvida metódica de Descartes, exemplificando seus principais passos ou argumentos, até alcançar a dúvida hiperbólica.
Descarte estabeleceu quatro regras:
-da evidência
-da análise
-da ordem
-da enumeração.
Estas foram aplicadas em sua filosofia para atingir a dúvida hiperbólica.
1- Por que o exercício da dúvida realizado por Descartes é conhecido como "dúvida radical ou hiperbólica"?
Porque parte em busca de uma verdade primeira que não possa ser posta em dúvida. Começa duvidando de tudo: do testemunhos dos sentidos, das afirmações do senso comum, dos argumentos da autoridade, das informações da consciência, das verdades deduzidas pelo raciocínio, da