Serviço Social contemporâneo e Família e Sociedade
Nacontemporaneidade a família conta com influencia e auxilio das gerações mais velhas, como os avós, graças ao aumento da expectativa de vida.A solidariedade familiar entre as gerações tem granderelevância, pois é mais um recurso para a família enfrentar os desafios cotidianos,mesmo que este convívio tenha também seus conflitos e tensões.
Hoje inserida do mercado de trabalho, a mulher cada vez mais tem ocupado cargos remunerados, e muitas vezes elas tem sido as únicas provedoras das suas famílias, com maior autonomia, reformulando as representações dos papeis femininos e masculinos tradicionais, transformando assim as relações na família. As relações conjugais encontram-se cada vez mais delicadas, apresentando um aumento dos divórcios e recasamentos. O número de filhos passou a ser reduzido, também com a colaboração dos avanços tecnológicos que possibilitam maior controle da reprodução.
Desta maneira observa-se principalmente na área urbana o aparecimento de novos modelos de agregação familiar, ao lado da família nuclear hoje com o poder repartido entre os cônjuges, há também a decorrência da união de pais e filhos separados de outro casamento que constitui uma nova família composta por membros da união anterior.
Assim,a noção de família tem variado através dos tempos. Nos dias atuais a família tem sido pensada em um sentido mais abrangente, não como pessoas ligadas pelo sangue, mas também por outros que convive no mesmo lar.
As transformações que ocorremna família tem grande vinculo