FAMÍLIA E SOCIEDADE E SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

1319 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL – 1º SEMESTRE
FAMÍLIA E SOCIEDADE E SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

Professor a Distância: Ma. Ana Lúcia A. e Maria Edilene Rocha
Professor Presencial: Walter Alves Cordeiro Junior
Aluna: SHEILA DE LIMA MARIA RA 284541 A AÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA FAMÍLIA NA SOCIEDADE
CONTEMPORÂNEA.
Itapipoca abril de 2014.
1- As mudanças que a contemporaneidade tem trazido sobre as Relações Familiares. (Baseado no texto Famílias: configurações e realidade social de Eunice Teresinha Fávero, Maria Amália Faller Vitale, Myrian Veras Baptista, (orgs.) 2000, p. 15-17).
Refletir sobre a família na atualidade exige esforço para a compreensão de uma realidade em constante transformação. No texto família é conceituada como: [...] o lugar onde se ouvem as primeiras falas com as quais se constrói a autoimagem e a imagem do mundo exterior. A família, seja como for composta, vivida e organizada, é o filtro através do qual se começa a ver e a significar o mundo (SARTI, 1999, p. 100 apud Fávero. Vitale. Baptista. orgs. 2000, p, 15.).
Nos últimos tempos a família vem passando por inúmeras mudanças, e muitos aspectos revelam estas transformações na sociedade contemporânea, dentre eles estão: O aumento dos divórcios/separações e dos recasamentos; A inserção da mulher no mercado de trabalho; A multiplicação das famílias monoparentais e o crescimento do número de mulheres chefes de famílias.
O aumento da expectativa de vida dos indivíduos é também indicador das alterações pelas quais passa a vida familiar. Este fator propicia maior convivência entre as gerações – contudo, esse convívio não é desprovido de conflitos. A solidariedade familiar entre as gerações surge como um recurso potencial para enfrentar as demandas sociais e econômicas que desafiam a capacidade da família para descobrir saídas para as questões postas em seu cotidiano.
As novas representações

Relacionados

  • Estado e políticas públicas educacionais reflexões sobre
    5743 palavras | 23 páginas
  • 000004168
    42671 palavras | 171 páginas