PETI 2 enviar
Universidade de Fortaleza
22 à 26 de Outubro de 2012
PETI E SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO
PARA
CRIANÇAS
E
ADOLESCENTE.
Aliny Alves Dantas 1 (IC), Everton Cabral Maciel 2 (PQ), Maria Patrícia da Silva 3 (IC), Marcela Amorim da Silva* 4
(IC),
Natalia
Alves
de
Sousa5
(IC)
1. Universidade Estadual do Ceara
2. Universidade Federal do Ceara
3. Universidade Estadual do Ceará
4. Universidade Estadual do Ceara
5. Universidade Estadual do Ceará
p.msilvacerebela@hotmail.com
Palavras-chave: PETI. Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculo. Criança. Adolescente.
Resumo
A presença do trabalho infantil no Brasil faz necessária a existência de políticas públicas com o objetivo de acabar com essa problemática..
O Programa de Erradicação do trabalho infantil é a ação desenvolvida pelo governo para tal fim, tendo suas intervenções pautadas em três eixos, onde destacamos o serviço de convivência e fortalecimento mostrando de que forma esta ação deve se objetivar para atender a demanda que a solicita.
Introdução
O trabalho infantil está presente na sociedade brasileira desde sua gênese, tendo sua exploração evidenciada na revolução industrial onde crianças e adolescentes eram utilizados como mão-de-obra barata.
Na atualidade mesmo com avanços relacionados a proteção integral de crianças e adolescentes como a declaração universal dos seus direitos e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a exploração do trabalho infantil ainda é realidade no nosso país.
É nesse contexto que se insere o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, que articula diversas ações com o objetivo de retirar crianças e adolescentes das práticas de trabalho infantil.
O presente artigo tem como objetivo mostrar de que maneira uma dessas ações que é o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, deve se objetivar para superar essa situação de violação de direitos. Metodologia
O presente trabalho é fruto de análise dos