ATPS Contabilidade
A contabilidade para atingir sua finalidade fornecendo suas informações utilizam das seguintes técnicas:
Escrituração - foi nomeada pela legislação para definir os lançamentos dos fatos ocorridos na empresa. Sendo possíveis a partir de métodos de escrituração. Métodos partidas simples e o mais usado atualmente o método das partidas dobradas.
Demonstrações contábeis - são obrigatoriamente serem apresentadas para os sócios acionistas da empresa pela administração da empresa. São relatórios realizados da “essência” da contabilidade após todas as escriturações realizadas. Apresentando a situação da empresa. Através de seus resultados permitem de forma clara as tomadas de decisões mais coerentes.
Auditoria – é fiscalização realizada na empresa, pode-se ser interna ou externa. Sua finalidade é rever se a escrituração foi realizada dentro dos princípios contábeis.
Analise das demonstrações contábeis – comparações dos relatórios elaborados através da contabilidade em um mesmo período para identificar a evolução da empresa. O desenvolvimento da entidade.
ECRITURAÇÃO
Existem varias maneiras ou meios de escrituração, depende da escola contábil, da compreensão ou ate mesmo do local de trabalho. Todas originam de dois métodos, partidas simples e métodos de partidas dobradas. Esses registros são as ocorrências que afetam o patrimônio da entidade.
Procedimento dos registros são fatos contábeis. Uma vez que os fatos são todos os acontecimentos que ocorrem na empresa que alteram a composição do patrimônio de uma forma quantitativa ou qualitativa podendo ou não alterar o patrimônio liquido. Deve existir um valor monetário para tais ocorrências. São chamados de lançamentos.
METODOS DE PARTIDA SIMPLES
É um método que não se usa habitualmente, pois é deficiente, ele é contabilizado uma das operações, débito ou crédito. Controle de um só elemento. É utilizado para contas de orçamento.
METODOS DAS PARTIDAS DOBRADAS
Originou 1494 na Itália pelo Frade Luca