ATPS Movimentos Sociais
Serviço Social
Movimentos Sociais Manuel Nobrega – RA 985612311
TUTOR A DISTÂNCIA: Prof. Mª. Maria Cândida Romano
Ribeirão Preto
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................................03
DESENVOLVIMENTO..................................................................................03
CONCLUSÃO...............................................................................................07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................08
INTRODUÇÃO
Este texto abordará as demandas e lutas da sociedade civil, potencializando os movimentos sociais, redes de mobilização e associações civis. Colocara o papel dos mediadores e falara sobre a construção da democracia. Ira destacar a percepções de como a democracia se instaura na prática, em visita realizada a uma instituição.
DESENVOLVIMENTO
MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA
Na atualidade observamos um redesenho nos movimentos sociais dos países da América Latina e as redes sociais são um dos elementos mais utilizados hoje.
No novo cenário, as lutas assumiram a forma e caráter real por direitos, não apenas de resistência como em momentos anteriores. Atualmente, na América Latina, existem alguns movimentos em pauta de lutas que já possuem bastante suporte das políticas públicas. Podemos citar alguns como: movimento negro, indígena, das mulheres, dos gays, dos estudantes, entre tantos outros que estão em diferentes formatos e combinações, porém em permanente processo e construção de identidade. Existem alguns pontos que diferenciam os movimentos sociais na atualidade com relação a estes no passado. Podemos observar que na maioria dos movimentos atuais existe a contribuição de um ideal civilizatório, não são apenas reativos, mas trazem para a sociedade uma conscientização de democracia. Lutam não pelo seu autodesenvolvimento, mas pelo reconhecimento de