ATPS MOVIMENTOS SOCIAIS
MOVIMENTOS SOCIAIS
Acadêmicas: RA
Professora: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia
Cuiabá - MT
25/052015
INTRODUÇÃO:
Nesta ATPS (Atividade Prática Supervisionada) elencaremos alguns pontos de diferenciação dos movimentos do passado em relação aos da atualidade onde percebemos a redefinição na sua própria identidade e na qualificação do tipo de suas ações.
A partir da ascensão dos movimentos sociais inverte-se a lógica do poder político, onde as aspirações e demandas sociais das classes menos favorecidas começam a obter seu espaço de discussão na esfera pública por consequência de suas manifestações, fato que antes somente os partidos políticos e as elites tinham o privilégio de discutir e tomar decisões a respeito das problemáticas sociais.
Temática dos Movimentos Sociais
Analisando o livro texto da matéria em questão destacaremos cinco pontos fundamentais para se refazer os movimentos sociais no enredo sociopolítico, econômico e cultural da América Latina. Os pontos pertinentes que distinguem esses movimentos na atualidade em relação a outros momentos do passado são:
1-A necessidade de qualificação do tipo ação coletiva que tem sido caracterizado como movimento social (GOHN p.14). Os movimentos sociais contribuíram bastante para a organização e conscientização da sociedade; eles não são movidos apenas pela necessidade como fome ou outra forma de pressão, podendo também ser desenvolvido a partir de uma reflexão sobre sua própria experiência. Nos tempos atuais muitos deles idealizam como horizonte a construção de uma sociedade democráticas sendo suas atitudes firmadas pela sustentabilidade e não somente pelo autodesenvolvimento.
Esses movimentos nos proporcionam muito aprendizado com seus temas e redefinem a esfera pública, fazendo parcerias com outras entidades da