Atps Fundamentos Sociologicos
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Fundamentos Sociológicos
Nome e RA da Equipe
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos sociológicos”, 4º série, sob orientação, da professora-tutora presencial, Ana Maria Murari Beraldi.
RIBEIRÃO PRETO
06 nov. 2014
OS SIGNIFICADOS DE SOCIOLOGIA APRESENTADOS NOS TEXTOS LIDOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
Pois bem, Durkheim conceituou a sociologia como sendo “a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade".
Assim, a sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.
A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social. Toda sociedade possui seus mecanismos próprios, ou seja, possui um sistema familiar, um sistema cultural com suas normas (o que deve ser obedecido, quem deve ser respeitado), hábitos e costumes.
Neste sentido, a sociologia preocupa-se com a dinâmica das sociedades.
Para Durkheim, fato social é “toda maneira de agir fixa ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”.
Os Fatos Sociais possuem três características essenciais: (a) generalidade - é geral, ou seja, está no âmbito de toda a sociedade independente da vontade individual que possa ter o indivíduo; (b) exterioridade - eles são exteriores à consciência individual das pessoas, independente das manifestações que ele possa fazer;