trabalho e saúde
Daniella Cintra Hilário
Resenha crítica sobre o texto: Investigando a relação entre saúde e trabalho
Trabalho apresentado ao professor Marcelo Leite Pereira, para obtenção de nota parcial do quarto bimestre em Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho, do 1º ano do curso de Química.
Uruaçu-GO
07 de Novembro de 2013
A relação entre trabalho e saúde
Apesar de que, do ponto de vista biológico, o trabalho não é necessário para o ser humano, o mesmo, na atualidade, acabou se tornando uma obrigação. O trabalho não é visto somente como uma fonte de sustento, mas também uma maneira de satisfação psíquica que pode aliviar a tensão emocional (frustrações, irritações), além de proporciona também um bem estar ao ser humano por se sentir útil no meio em que vive. Porém o trabalho em excesso pode trazer prejuízos tanto físicos quanto psicológicos.
A expressão “estresse” foi introduzida pelo médico canadense Selye. Tal representação pode ser caracterizada como: “o estresse é a resposta do corpo aos estresses”. Afirma-se que é impossível e até mesmo sem graça uma vida sem estresses sendo que o organismo é capaz de se adaptar ao mesmo de acordo com as capacidades individuais de cada um. Apontar um limite para o estresse é muito difícil justamente porque cada organismo de cada indivíduo reage de uma forma podendo resistir ou não a altos índices de estresse. Quando é passado esse limite, o ser humano pode sofrer doenças nos sistemas digestor e cardiocirculatório, além de provocar perturbações mentais.
Para que o trabalho seja benéfico, ele tem que: respeitar a vida, saúde, tempo para descanso, lazer e permitir a realização pessoal do trabalhador ao mesmo tempo em que presta serviços à comunidade. Para que o ser humano tenha uma vida saudável ele precisa manter em equilíbrio os componentes biológicos e psíquicos de um todo (fatores pessoais, sociais).
A palavra higiene vem do grego hygeinos,