trabalho e desemprego
Publicado por
Objetivo(s)
- Compreender as definições de emprego e desemprego na atualidade
- Reconhecer as causas do desemprego
- Identificar o perfil daqueles que são mais atingidos pelo desemprego no Brasil
Ano(s)
1º
2º
3º
Tempo estimado
Cinco aulas
Material necessário
Reportagem de VEJA:
"Taxa de desemprego sobe para 6% em junho" - disponível no site de Veja
- Computadores com acesso a internet;
- Cópias das reportagens "Taxa de desemprego revisada da zona do euro é recorde em maio", e "Taxa de desemprego sobe para 6% em junho", publicadas no site de Veja.
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Os termos emprego e desemprego fazem parte do cotidiano de todos, mesmo daqueles que não estão ainda na População Economicamente Ativa (PEA). Os alunos do Ensino Médio têm grandes expectativas com relação ao mundo do trabalho, que enfrentarão em breve. Esses fatores aumentam a importância de discutir com a turma todas as questões atreladas a esses conceitos, como as crises econômicas, as mudanças no mundo do trabalho, a escolarização da população e a precarização do modo de vida diante das relações de consumo na sociedade moderna.
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles trabalham e questione se conhecem a definição dos conceitos de emprego e desemprego. Aproveite a discussão e peça que a turma liste coisas que pessoas que trabalham fazem, mas não são possíveis para quem está desempregado. Instigue-os a pensar nas relações de consumo e o uso do espaço da cidade que ocorrem de maneiras diferentes nessas situações. Depois do debate, apresente à turma o tema das próximas aulas e peça que eles pensem sobre o assunto.
Explique que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), emprego é uma função, cargo ou ocupação remunerada. Já o desemprego se define como situação de ociosidade involuntária. O Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese)