Trabalho e desemprego
A principal causa do desemprego no Brasil nos dias de hoje, sem duvida é a falta de qualificação profissional do candidato. Para a contratação de uma empresa o funcionário tem que ter boas qualificações ou até mesmo certa experiência no ramo, como os jovens estão à procura do primeiro emprego eles não tem chances de ingressar no mercado de trabalho por esta falta de oportunidade.
O desemprego no Brasil cresce e muito, isso devido à grande parte pela modernidade que as grandes indústrias criaram ao longo do tempo. A mão de obra era bem valorizada para as pessoas que faziam trabalhos manuais, porém com o passar dos anos as máquinas foram substituindo o trabalho humano ela foi caindo.
A substituição do homem pela máquina sempre foi uma causa do desemprego.
E para os jovens conseguir um emprego é ainda mais complicado, pois exige muito mais capacidade e habilidade para que a empresa veja que vale a pena contratar. As áreas no país existem como outras quaisquer, porém a falta de qualificação profissional agrava ainda mais o estado do desemprego, o Brasil ainda é falho no que diz respeito a esta qualificação. Existindo mais cursos que capacitam os desempregados seria mais fácil dos mesmos conseguirem emprego.
Para uma pessoa que não estudou, por exemplo, com o mundo da modernidade em que todos vivem será impossível deste desemprego conseguir um emprego, isso porque ele não teve nem os fundamentos básicos de uma escola, quanto mais os princípios de uma máquina que possui milhões de funções.
Quem tem uma faixa etária excelente para trabalhar nem sempre traz no currículo as exigências necessárias.
A idade é um fator que prejudica bastante também na busca de novos empregados para uma empresa.
São necessários jovens de mais de 16 anos para ter carteira assinada, os mais experientes para alguns setores de um emprego e os intermediários que são os que mais mostram habilidades por terem bastantes cursos, mostraram uma carta de referência