Trabalho zanata
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Departamento de Fundamentos da Educação - DFE
Curso: Pedagogia 3°ano Turno: Matutino - Turma: 01
Disciplina: Hist. Da Educ. Do Brasil: Republica.
Professora: Regina Zanata
Considerações acerca dos itens C, D, E, F contidos nas páginas 12 – 27 do texto “A Educação, Problema Nacional” de Lourenço Filho. C) O problema, nos termos políticos atuais.
A educação deve ser nacional, em suas bases, seus quadros e suas diretrizes. Fundada na moral, política e economia da nação. A sociedade nacional e o processo educativo integrado são expressões da obra política. Deve atender os interesses coletivos acima dos individuais, preparar para o trabalho, e estabelecer um programa, um método e uma direção para o ensino.
D) O problema, em termos de organização.
A organização requer um plano-estatuto e um plano-programa, a organização da estrutura geral dos serviços, na esfera da educação extra-escolar e na do ensino.
E) O problema, em termos de quantidade.
A população brasileira em 1940 era de 41565083 habitantes. Considerando que a o curso primário era destinado a crianças e sete, oito e nove anos, essas idades ocupam 9,66% da população total. Sendo assim, a capacidade das escolas deveria ser de quatro milhões e meio. Considerados esses números era preciso acerca de 15000 novas escolas com 40 mil classes com 40 alunos em cada.
F) O problema, em termos de recursos.
A educação pública é empreendimento que requer somas muito consideráveis e dotações crescentes a cada ano. É evidente que num país cujo crescimento demográfico aumenta a cada ano, os gastos com os serviços de educação aumentem também. Nenhum plano poderá ser tentado e mantido sem que as forças de produção do país tenham aumentado, de forma que oferecem recursos à execução dos serviços