SOLOS DEGRADADOS POR EROSAO
GALATTI, Jessica Yasmin²
Introdução e Justificativa
A partir do instante em que o homem começou a agir sobre a natureza, utilizando os diversos recursos naturais para sobrevivência e laser, a degradação do meio ambiente veio acompanhando este processo de adaptação dos recursos naturais às necessidades humanas.
O processo erosivo ocorre independentemente da ação antrópica, pois é um processo natural, em decorrência das forças provocadas pela ação dos ventos e das chuvas. Contudo, a ação direta e indireta do homem sobre a natureza pode intensifica-lo.
Dentre os recursos naturais mais degradados pelo homem, um dos mais importantes é o solo, que é fundamental para extraírem-se os alimentos, tanto de forma agrícola como pecuária (gado).
Por ser um dos meios naturais mais utilizados pelo homem é essencial a abordagem de maneiras para preservar e recuperar a sua fertilidade, por isso deve-se estudar em primeiro lugar como se dá essa erosão.
Palavras-chaves: erosão, degradação, solos, recursos naturais.
Objetivos
Compreender como ocorre o processo erosivo dos solos e analisar as diversas formas de erosão.
Demonstrar através do uso de materiais didáticos como se forma uma voçoroca em áreas de exploração agrícola combinada com fatores naturais.
Apresentar recursos e maneiras para tornar o processo erosivo menos devastador.
Procedimento Metodológico
A concepção teórico-metodológica adotada para o desenvolvimento deste artigo, cujo tema é Solos degradados por erosão, refere-se a uma abordagem cientifica, tendo como origem os pressupostos teóricos GUERRA (2005), LEPSCH (2007), SOUTO (1985) e periódicos acadêmicos de até cinco anos atrás.
A pesquisa na internet limitou-se na utilização de um artigo acadêmico de LIMA (2008), na busca de um mapa erosivo hidrográfico e na imagem de uma voçoroca situada em Bauru, nas páginas