TRABALHO WIRELESS
ANTENAS WIRELESS
SÃO GABRIEL DA PALHA – ES
2014
Ao configurar uma rede wireless, sempre surge a dúvida sobre qual é a melhor antena a ser utilizada, pois existe no mercado uma variedade enorme, e cada uma apresenta as características específicas para cada tipo de aplicação.
Antena Omnidirecional
As antenas omnidirecionais irradiam seu sinal em um ângulo de 360º na horizontal e na vertical pode variar entre 3 a 30º, ou seja, ela irradia o seu sinal em todas as direções, no sentido horizontal.
Esse tipo de antena possui a vantagem de permitir que sejam estabelecidas conexões em várias direções, com uma única antena. É o caso típico de se instalar um roteador no centro de uma sala ou ambiente para captar e enviar o sinal para equipamentos localizados em toda a sala, em todas as direções. Outro uso muito comum desse tipo de antena é colocá-la em um local alto para receber sinal de diversos pontos em um bairro.
Para que esse uso seja viável, é necessário entender como é o direcionamento do sinal dessa antena. Quanto maior a potência da antena, maior o seu alcance na horizontal. Mas, em contrapartida, menor se torna o ângulo na vertical. Esse detalhe pode ser importante, quando instalamos uma antena omnidirecional em um prédio e necessitamos de seu sinal em locais logo abaixo dele. Se a antena for de grande potência, a sombra abaixo dela, ou seja, a área de cobertura de sinal é muito grande.
A grande vantagem da antena omnidirecional é que se pode estabelecer uma conexão em vária direções, com uma única antena. Já a desvantagem é que ela sofre interferências e ruídos de todos os lados, comprometendo a qualidade do sinal.
Antena Painel setorial 90º
As antenas setoriais ou semidirecionais irradiam seu sinal em um ângulo de