Otimização de rede
• André Silva de Araújo • Elizângela Pontes de Araújo Moura • Jêniffa Estéfany Sousa da Silva • Silvia Andréa Gonçalves Furtado Lucena
Introdução
Empresas que demandam um acesso intenso a internet podem adotar algumas soluções a fim de otimizar os recursos disponíveis.
Uma das soluções são os usos de dispositivos sem fio (wireless) para conexão com redes locais. Apesar de ser possível montar uma rede exclusivamente sem fio, o mais comum é a existência de rede mista, na qual os equipamentos sem fio conectam-se a uma rede convencional por meio de um ponto de acesso (access point).
O uso de dispositivos sem fio (wireless) por conexão com redes locais ou com a internet, tem crescido e vêm resolver um problema que hoje as empresas convivem, que é a falta de capacidade de expansão das redes convencionais.
Para a instalação de uma rede sem fio, basta que o computador possua uma placa especifica.
São possíveis duas topologias para redes wireless: AD HOC e ESTRUTURADA ou INFRA-ESTRUTURA.
Utilizando redes wireless
Exemplos
1. Topologia Ad hoc - Caracteriza-se pela ausência de um ponto central de controle com os equipamentos, conectando-se diretamente.
Utilizando redes wireless
2. Topologia Estruturada - também chamada de infraestrutura, nela os equipamentos comunicamse por meio de um access point (ponto de acesso) que funciona como uma espécie de hub ou switch .
3. Existem outras formas de conexão levando a integração de rede sem fio com redes cabeadas. O ponto de acesso (acess point) é conectado ao switch, interligando as duas redes.
Servidor de rede Switch Notebook
Access point
Estação de Trabalho (PCs) conexão via cabo
Estação de Trabalho (PCs) conexão wireless
Acesso a internet em redes wireless
Em redes sem fio, o acesso à internet pode ser conseguido facilmente, existindo diversas possibilidades, são elas:
1.
Acesso a internet em rede sem fio com uso de um