Senhor
2) Adam Smith foi o criador de uma das mais importantes contribuições as ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Qual foi essa desmistificação?
3) Quais foram as primeiras e fundamentais questões que os sociólogos pioneiros do século XIX tiveram que enfrentar e por que?
4) Qual foi a influencia da teoria de Charles Darwin no pensamento sociólogo positivista?
5) Como a ideia evolucionista da biologia, transposta para as ciências sociais, condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não europeias durante o imperialismo?
6) Quais os movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
7) “Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre seu semelhante, e que a forma não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legitima entre os homens” ROUSSEAU, Jean-Jacques. O encontro social e outros escritos São Paulo: Cultrix, 1980. P.25.
Nesse trecho, Rousseau:
a) Considera natural a autoridade de um homem sobre o outro? Por quê?
b) Legitima a autoridade de uma pesoa sobre a outra?
8) René Descartes afirmou em seu Discurso sobre o método: “Porque os nossos sentimentos nos enganam as vezes, quis supor que não havia coisa alguma que fosse tal como eles nos fazem imaginar”. De que maneira essa frase representa sua postura diante do conhecimento?
9) No capitulo procuramos explicar as diferenças entre dois métodos de conhecimento – o dedutivo e o indutivo -, um baseado na lógica e o outro na experiência. De dois exemplos de pesquisa nos quais você perceba a aplicação dessas metodologias.
10) Com base nas características do pensamento positivista, analise