Trabalho Vitiligo OK
ADELAIDE CASTRO ABRANTES
MAYZA DAFNE VALADARES
NICOLLE FRANCELINO BRITO DA SILVA
JOELMA OLIVEIRA
TAYANE PONTES SALGADO
VITILIGO
Rio de Janeiro
2014
ADELAIDE CASTRO ABRANTES
MAYZA DAFNE VALADARES
NICOLLE FRANCELINO BRITO DA SILVA
JOELMA OLIVEIRA
TAYANE PONTES SALGADO
VITILIGO
Trabalho apresentado à disciplina Afecções de Pele, mãos e pés, como requisito parcial para obtenção da aprovação semestral no Curso de Bacharelado em Estética pela Faculdade IBMR Laureate Universities. Professora Responsável: Cacia Rusenhack
Rio de Janeiro
2014
INTRODUÇÃO
O vitiligo é uma dermatose crônica ou adquirida, caracterizada por manchas acrômicas (coloração esbranquiçadas) dentre algumas manchas com bordas irregulares e crescimento de manchas podendo estender- se por todo corpo. Atingem principalmente os genitais, cotovelos, joelhos, face, extremidades dos ombros inferiores e superiores (mãos e pés). Pode ter um início agudo com aparecimento de máculas brancas, ou iniciando com uma mácula hipocrômica que gradativamente vai se tornando acrômica.
Podendo haver associação com doenças tireoidianas (ex.: hipertireoidismo, hipotireoidismo, câncer da tireoide e tumor), anemia perniciosa (redução dos glóbulos vermelhos que ocorre quando o intestino não consegue absorver a quantidade necessária de vitamina B12), alopecia areata (perda de cabelo ou pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo), e outras enfermidades, porem na maioria dos casos só existem lesões cutâneas.
Sua etiologia não esta esclarecida, há hipótese mais aceita atualmente e de que seja uma doença de caráter autoimune com disfunção ou destruição dos melanócitos pelos anticorpos reconhecer os mesmos como um invasor sempre tentando expulsa-los. Esta hipótese é baseada em uma observação clínica de que 10-15% dos pacientes com doenças autoimunes apresentam vitiligo.