APOSTILA DE MICROPUNTURA
2-EPIDERME
3-CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS COLÁGENOS
7-MICROPUNTURA
9-RUGAS
12-ESTRIAS
20-CONHEÇA AS PROFUNDIDADES
21-ALGUNS PROTOCOLOS
24-ÁCIDO LÁTICO
25-ÁCIDO HIALURÔNICO
26-ÁCIDO MANDÉLICO
28-ÁCIDO MÁLICO
30-ÁCIDOS MAIS USADOS
30-CUIDADOS PÓS-PROCEDIMENTO
32-FICHA DE ANAMNESE PARA MICROPUNTURA, MICROPIGMENTAÇÃO
E DESPIGMENTAÇÃO
36-ENTENDENDO A ANAMNESE
45-MEDICAMENTOS QUE PODEM INTERFERIR
46-DICAS INTERESSANTES
49-FINAL
1
Epiderme
A camada epidérmica trata-se da camada mais superficial da pele, sendo composta basicamente por quatro tipos celulares: os queratinócitos, os melanócitos, as células de Merckel e as células de Langerhans.
Os queratinócitos são células diferenciadas do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme (cabelos e unhas), responsáveis pela síntese de queratina.
Representam cerca de 80% das células epidérmicas e formam as quatro camadas da epiderme: camada basal, camada espinhosa, camada granulosa e camada córnea.
2
A camada basal é a mais profunda e é constituída por uma só camada de células cúbicas que se dispõem por cima da união dermo-epidérmica.
A camada Espinosa de Malphigui é constituída por múltiplas fileiras de queratinócitos, de citoplasma eosinófilo, aplanados e unidos entre si por pontes intercelulares. A camada granulosa está por cima e é constituída por uma ou várias fileiras de células que constituem os grânulos de queratina.
Por cima da camada granulosa se encontra a camada córnea em que as células perderam o núcleo e formaram a queratina (as queratinas são um complexo de proteínas entre 50 e 70.000 de peso molecular). Existem duas formas: a queratina líquida que constitui a maior parte de queratina que cobre a superfície cutânea e a queratina dura que forma o pelo e as unhas.
Queratinização
Os queratinócitos da camada basal dividem-se e diferenciam-se no processo denominado queratinização.
Neste processo são destacadas as modificações de forma e tamanho que ocorrem nestas células para formar a