Trabalho Vida Para Consumo A Transforma O Das Pessoas Em Mercadorias
TRABALHO DE DIREITO DO CONSUMIDOR
Trabalho do semestre, referente a disciplina
Direito do Consumidor, na Universidade de
Caxias do Sul, com objetivo da análise e apresentação do texto O segredo mais bem guardado da sociedade de consumidores, do livro Vida para consumo: a transformação das pessoas em
mercadorias,
de
Bauman.
Prof. Agostinho Oli Koppe Pereira
TURMA 38/59 DIR0337AA
ESTER MACIEL DOS SANTOS
TAYNARA DE ALMEIDA
VIVIANE MUGNOL
CAXIAS DO SUL
2015
Zygmunt
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo a elaboração de uma análise e apresentação sobre o texto O segredo mais bem guardado da sociedade de consumidores, do livro Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias, de Zygmunt Bauman.
Partimos da análise de três casos relacionados a vida do ser humano e seu comportamento, sendo manipulado como mercadoria.
A evolução histórica do comércio de mercadorias e o acesso por vezes mais fácil das pessoas a estas mercadorias veio fazendo com que o ser humano se tornassem cada vez mais dependente de um reconhecimento pelo que possui, sabe, veste, e pela posição que ocupa na sociedade, se tornando ele mesmo uma mercadoria.
O Objetivo deste trabalho é analisar a ideia do autor e a atual situação da pessoa m relação a sua posição de mercadoria.
O
SEGREDO
MAIS
BEM
GUARDADO
DA
SOCIEDADE
DE
CONSUMIDORES
Vamos observar 3 casos referentes aos hábitos altamente mutável de nossa sociedade moderna, “sem fio”.
O primeiro caso trata das redes sociais, uma nova forma de sociedade online que vem apresentando um crescimento impressionante.
O texto analisado compara os sites de redes sociais a um bar que quando recém inaugurado atrai multidões para depois, com o passar dos meses, perceber considerável redução no público. Isso se dá por diversos motivos, principalmente pelo surgimento de novos lugares, novos “points”, então mais atraentes, lugares estes onde
“todo mundo que é ALGUÉM” precisa ser visto.
O fato de