Trabalho Vandr
Neste trabalho falarei das cinco formas existentes de ver o mundo. Aparentemente, desde que o homem é homem algo jamais mudou: ele sempre precisou, e ainda precisa, de modelos e imagens para inspirá-lo. A angústia de não saber de onde viemos nos leva a procurar explicações que nos satisfaçam. Na busca por essas respostas surgiram várias formas de pensamento, como: mito, senso comum, ciência, filosofia e arte.
É sobre essas questões que vamos discorrer nas páginas seguintes.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Filosofia e Filosofia da Educação
Há várias circunstâncias em que o homem pode entrar em contato com o mundo que o cerca. É que dentre eles podemos citar algumas delas, tais como: A mística, a religiosa, a artística, a do senso comum, a científica e a filosófica.
O Mito - É a forma de compreensão intuitiva da realidade que permeia todo o pensar e o agir do homem primitivo, predominantemente marcado pelo sobrenatural.
Conhecimento Espontâneo - É a compreensão que o homem tem do mundo através da experiência vivida deste mundo, e a qual pode ser chamada de senso comum.
Conhecimento Científico - Foi Galileu quem revolucionou esse método.
Essa ciência é caracterizada pela delimitação de um objeto a ser estudado e a utilização de linguagem e métodos rigorosos que permitam a descoberta das regularidades existentes nos fatos.
Todos os povos têm uma educação transmitida muitas vezes de maneira espontânea. Diante disso, cabe ao filósofo acompanhar, reflexiva e criticamente a ação pedagógica de modo a promover a passagem dessa educação guiada pelo senso comum para uma educação sistematizada.
A filosofia da educação desempenha papel importante para denunciar as formas ideológicas, graças ao seu poder de questionamento do que seja educação, não permitindo que a pedagogia se torne dogmática, nem que a educação se transforme em adestramento.
Conhecer o mundo: Mitologia, religião, ciência, filosofia, senso comum e Arte.
Há muitos modos de se conhecer o