Trabalho Unesco
Localização
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como
O Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido como
Mosteiro da Batalha) situa-se na Batalha, Portugal, e foi
Mosteiro da Batalha) situa-se na Batalha, Portugal, e foi mandado edificar em 1386 por D. João I de Portugal como mandado edificar em 1386 por D. João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de
Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo
Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos até cerca de 1517. de dois séculos até cerca de 1517.
Caracterização
Estilo Gótico nacional, profundamente influenciado pela arte Manuelina. Com influência da arquitectura episcopal, conjugando soluções nórdicas presentes nos elementos perpendiculares e verticalistas, na maioria neo-góticas (torres e contrafortes rematados por agulhas piramidais) e mediterrânicas (composição dos alçados, coberturas exteriores em terraço e volumetria predominantemente horizontal, acentuada por frisos).
Critérios de classificação abrangidos
É considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de
2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal
Critérios:
• Representativa de uma obra-prima do génio criativo da humanidade. • Testemunho de uma troca considerável e influência durante um dado período ou numa determinada área cultural, sobre o desenvolvimento da arquitectura, ou da tecnologia das artes monumentais, do ordenamento das cidades ou da formação das paisagens.
Enquadramento Histórico
O mosteiro dos Dominicanos da Batalha, foi construído para comemorar a vitória portuguesa sobre Castela na
Batalha de Aljubarrota em 1386. Era para ser o principal projecto de construção da monarquia Portuguesa para os próximos dois séculos.
Importância para a Humanidade
• A Rota dos Mosteiros é um projecto do IGESPAR e tem como objectivo integrar a gestão