Cebola
Tipos de cebola
Em termos de uso, as cebolas podem ser divididas em três tipos principais: (1) para consumo de bulbos cozidos ou para “armazenamento”; (2) para consumo de bulbos crus ou para “salada”; (3) para processamento.
1. Para armazenamento – são cebolas geralmente menores, mais firmes e mais pungentes, e possuem em geral escamas protetoras bem aderidas, resistência alta a doenças de pós-colheita e longo período de dormência, resistindo a vários meses de armazenamento. Devido ao seu sabor pungente, são usadas, principalmente, para dar sabor a alimentos cozidos. Os programas de melhoramento de cebola no Brasil tradicionalmente têm concentrado esforços no desenvolvimento de cultivares para este fim.
2. Para salada - são cebolas geralmente maiores, mais macias, mais “adocicadas”, de sabor suave, de textura crocante e preferencialmente de centro único. Possuem período de comercialização curto devido ao período de colheita e de vida pós-colheita curtos. Pelas suas características, são preferidas para serem consumidas em saladas. De modo geral, cebolas suaves e doces são aquelas que possuem menos que 4 mol de ácido pirúvico/g de massa fresca e pelo menos 6% de açúcar.
3. Para processamento – são cebolas com teor alto de matéria seca, pungência alta, teor baixo de açúcares redutores, polpa e escamas brancas. São características importantes para se ter alto rendimento industrial de um produto de alta qualidade. São cebolas utilizadas pelas indústrias de processamento para a produção de