Cebola
Por que choramos quando cortamos uma cebola?
Etapa 1: Analisar.
Como a cebola é um vegetal, analisamos que tipo de substâncias ela poderia conter para que ocorresse a lacrimação ocular.
Etapa 2: Levantamento de hipóteses:
1-Ela tem substâncias, gases, que ao contato com os olhos podem formar um ácido que irrita o globo ocular.
2-O incômodo faz com que o organismo responda produzindo as lagrimas.
O que poderíamos fazer para que o processo de liberação dos gases seja interrompido?
1-Lavar a cebola, assim o ácido se forma antes mesmo que chegue aos olhos.
2-Usar o ventilador, que permite que os gases se espalhem no ambiente, evitando que eles atinjam o globo ocular.
3-Usar óculos especiais para cortar cebola.
Metodologia:
Pesquisamos um pouco sobre os componentes da cebola, e descobrimos que ela contém o gás sulfúrico, agente que causa irritação na mucosa dos olhos, e comprovando nossas hipóteses, descobrimos que a água e o vento são eficazes para que o composto químico não reaja ao olho.
Com uma cebola, uma tábua e uma faca, fizemos o experimento, e realmente comprovou-se o fato de que choramos quando cortamos o vegetal.
O que faz a gente chorar são os gases que a cebola libera na hora em que alguém passa a faca no vegetal. Em contato com a água dos olhos, eles reagem e formam um ácido que irrita o globo ocular. Aí, para se livrar do incômodo, o organismo contra-ataca, produzindo um rio de lágrimas. Para evitar o aguaceiro, vale cortar as cebolas ao lado de um ventilador, evitando que os gases cheguem perto da visão, ou ainda molhá-las para que o ácido se forme antes de chegar aos olhos. Mas com uma mãozinha da ciência, esse martírio pode acabar. Em outubro de 2002, cientistas japoneses descobriram uma enzima na cebola que estaria envolvida na produção do tal gás irritante. O desafio é produzir um vegetal geneticamente modificado, sem essa enzima. amenize os efeitos colocando a tábua onde a maldita será cortada próxima à chama do fogão. A chama