historia do pensamento comunicacional
Na América latina, surgiram alguns centros pioneiros em pesquisas, alguns deles são o Instituto de Investigações da Imprensa, o Instituto de Ciências da Informação, na Universidade Católica de Pernambuco. E também o CIESPAL, o centro de estudos superiores de comunicação criado pela UNESCO, em Quito, Equador.
Na pesquisa comunicacional latino americana houve um hibridismo, ela é uma marca distitntiva da produção do conhecimento em comunicação na América Latina, foi uma mistura de teorias e a superposição metodológica que resulta uma investigação mestiça. Aconteceu pelos cruzamentos de tradições européias, costumes africanos, e inovações norte americanas.
O conhecimento humano surgiu como uma conseqüência das demandas coletivas, foi o resultado de um processo destinado a compreender e controlar os fenômenos sociais emergentes. Começa na base da sociedade robustecido pelo senso comum. Quando surgiram universidades formando profissionais nas áreas da comunicação a comunicação se tornou um novo campo do saber. Segundo BORDIEU a comunicação é um campo cientifico plenamente enquadrado na noção de ‘’campo social’’.
A imprensa, depois seguida pelo jornalismo foram os pioneiros como objetos do conhecimento comunicacional na américa latina. Para a configuração de um objeto comunicacional ocorrem três etapas, a legitimação empírica, assimilação universitária e o reconhecimento. No pensamento latino americano da comunicação existem três gerações. Os pioneiros os inovadores e os renovadores.
Mas a escola latino americana de comunicação corre o risco de ser esquecida, porque as universidade se