Trabalho De Comunica O
Harold Lasswell: as contribuições do “paladino” do saber comunicacional1
Janara Kalline Leal Lopes de Sousa 2
Rafiza Varão 3
Universidade Católica de Brasília
Resumo
O paradigma lasswelliano (Quem? Diz o quê? Por qual canal? Com que efeito? Para quem?) organizou e marcou profundamente as pesquisas em Comunicação. Lasswell foi o primeiro teórico da nossa área que se preocupou em descrever e analisar o ato comunicacional. Apesar disso, vemos o trabalho desse pesquisador pouco analisado e pouco discutido pela comunidade acadêmica. Propomos nesse artigo apresentar essa personalidade brilhante e intrigante, discutir suas principais contribuições teóricas e, na medida do possível, refletir se sua obra ainda tem relevância no atual cenário da pesquisa em Comunicação.
Palavras-chaves comunicação, saber comunicacional, Harold Lasswell, funcionalismo, teoria hipodérmica
Introdução
Embora a institucionalização da Teoria da Comunicação no Ensino Superior em
Comunicação no Brasil assegure um lugar ao cientista político norte-americano Harold Lasswell em sua agenda, especialmente quando se refere a origem dessa teoria e ao pensamento hipodérmico, e a própria área da Comunicação deva a ele um de seus mais importantes paradigmas – Quem? Diz o quê? Por qual canal? Com que efeito? Para quem? – que acabou por segmentar os territórios da investigação científica comunicacional, Lasswell ainda se mantém, de certa forma, utilizando um clichê, um ilustre desconhecido, pouco estudado e discutido, cercado de avaliações precipitadas e preconceituosas.
1
Trabalho apresentado ao NP 01 – Teorias da Comunicação, do VI Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom.
Janara Sousa é jornalista, mestre em Comunicação e doutoranda em Sociologia, pela Universidade de Brasília. Atualmente, ministra aulas no curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. E-mail: janara.sousa@gmail.com
3
Rafiza Varão é jornalista pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Comunicação pela