Trabalho De Comunica O
Rafael T. Rosa, Isabella Dutra, Sergio de Castro, Guilherme Mura, Carolina Quadros, Frederico Tognochi
ADMINISTRAÇÃO E A RETÓRICA DOS DISCURSOS
A comunicação estratégica dos diversos discursos nas organizações contemporâneas
PETRÓPOLIS
2013
Rafael T. Rosa, Isabella Dutra, Sergio de Castro, Guilherme Mura, Carolina Quadros, Frederico Tognochi
PETRÓPOLIS
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
1. INTRODUÇÃO
2. Comunicação como Inteligência Organizacional
A comunicação empresarial na era do conhecimento passou a ter sua importância reconhecida. Se antes a comunicação era considerada como algo descartável, hoje está, em tese, intrinsecamente ligada ao planejamento estratégico das empresas de modo que a própria missão e valores das organizações estão ligados a ela.
Com o aumento do fluxo de informações e de conhecimento provenientes da globalização, as organizações contemporâneas tendem cada vez mais a focar seus esforços na criação de uma Comunicação Estratégica efetiva que contemple tanto seu ambiente interno quanto externo, a fim de criar, para diferentes públicos, uma mesma percepção de sua imagem. Além disso, os dados, as informações e os conhecimentos são parte significativa dos bens intangíveis das empresas e funcionam como matéria prima para a comunicação e os processos decisoriais (ANGELONI, 2010).
A comunicação como inteligência organizacional pode ser vista então, como a gestão eficiente das informações e conhecimentos, a fim de alcançar os objetivos organizacionais com eficiência e eficácia. Porém, não é algo que possa ser implementado repentinamente: exige uma mudança que vai além de seus processos e procedimentos, sendo essa uma mudança de estrutura e cultura organizacional. Antes de prosseguirmos, é necessário, portanto, definirmos o que é cultura organizacional, que segundo CHIAVENATO (2010) é:
[...] O conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de