TRABALHO TIPOLOGIAS ESTRUTURADAS
CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
ARQUITETURA E URBANISMO – 2012/2
Disciplina: Materiais e técnicas de construção II
Tipologias estruturadas Tipologia estruturada é todo conjunto estrutural que serve de base resistente para concretização do planejamento de uma obra. São estruturas que sustentam independentes todas as cargas que o conjunto poderá receber ao longo de sua vida útil, transmitindo os esforços para as fundações e permitindo assim maior resistência e estabilidade ao conjunto mencionado, diferente das tipologias portantes, que são o conjunto da obra convertido em estrutura resistente. No caso das tipologias estruturadas, quem recebe e transmite as cargas são os pilares, vigas, lajes e etc.
Elementos estruturais São elementos estruturais todos elementos que recebem as cargas da construção e transmitem às fundações. São elementos: Vigas, pilares, pórticos planos, grelhas, treliças planas, treliças espaciais e pórticos espaciais.
Composição dos elementos estruturais Dependendo do tipo de construção (em relação à escala), alguns materiais não possuem resistência suficiente para ser matéria-prima para uma estrutura. Na escala humana, os tipos de materiais são mais restritos ainda. Os mais utilizados atualmente serão citados abaixo.
○ Concreto Também chamado de betão, é muito resistente à compressão e quando foi descoberto fez com que as tipologias portantes perdessem sua credibilidade para que viessem à tona as tipologias estruturadas. Os romanos foram os primeiros a utilizarem, e chamavam-no de “pozzolana”, mas seu desenvolvimento só veio a partir do século XIX. Sua composição é de argamassa com brita mais aditivos e sua resistência às cargas vai depender de seu traço, ou seja, da porcentagem de cada material que é utilizado para sua fabricação. Também tem alta resistência ao fogo; maior que a do aço. É um material muito bom, pois pode ser tanto moldado in loco (e isso faz a estrutura ser amalgamada e transmite mais rigidez ao sistema