Administração
Este trabalho busca informar como são classificados e utilizados os sistemas de informação nas organizações contemporâneas, sendo esses sistemas de grande importância no apoio às decisões e operações cotidianas agregando valor competitivo a empresa.
Com o passar do tempo, as organizações estão cada vez mais dependentes dos sistemas de informação e o que eles podem realizar/processar. A discussão sobre quais sistemas de informação devem ser utilizados e construídos está sempre sendo confrontada entre teóricos da administração e técnicos na área de sistemas de informação. Dessa forma, a concepção e o desenvolvimento desses sistemas tem sido e continuam sendo alguns dos maiores problemas nas organizações, haja vista que existem diversas nomenclaturas e tipos apontados por diversos autores.
Há uma relação entre as organizações e os sistemas de informação. Assim como os sistemas devem ser ajustados a organização para um melhor aproveitamento das informações geradas, a organização também precisa estar ciente e aberta a influência dos sistemas de informação, a fim de que haja um benefício referente a novas tecnologias e alcançar os objetivos almejados gerando vantagem competitiva.
Processo decisório e sistemas de informação
Katz & Khan (1966) argumentam que as organizações são sistemas abertos, e seus subsistemas devem ser capazes de importar, processar e exportar informação, assim como receber feedback de diferentes fontes para atingir seus objetivos. Pouco antes, Simon (1960) afirma que a organização é vista como um sistema de decisões. Ela precisa receber e processar as informações para que seja possível a escolha de alternativas em situações determinadas com diferentes resultados possíveis.
O processamento de informações está relacionado com a quantidade de informações que a organização necessita para o atingimento dos objetivos organizacionais. Nesse sentido, observamos que a capacidade desses sistemas de informação é bem maior que a capacidade