Sistemas de informações
Introdução
Cada vez mais, o que a organização pode fazer depende do que os sistemas de informação permitem realizar. A discussão sobre quais sistemas de informação devem ser utilizados e construídos está sempre sendo confrontada entre teóricos da administração e técnicos na área de sistemas de informação.
Existe uma relação bilateral entre organização e sistemas de informação. Por um lado, sistemas de informação devem ser ajustados à organização para prover informação à administração. Por outro, a organização deve estar ciente e aberta à influência dos sistemas de informação, a fim de beneficiar-se das novas tecnologias da informação e alcançar os objetivos organizacionais e vantagem competitiva.
Processo decisório e sistemas de informação
Katz & Khan (1966) argumentavam que as organizações são sistemas abertos. Seus subsistemas devem ser capazes de importar, processar e exportar informação, assim como receber feedback de diferentes fontes de informação, para atingirem seus objetivos.
Simon (1960) afirma que a organização pode ser vista como um sistema de decisões. A organização precisa coletar e processar uma enorme variedade de informações para permitir a escolha de alternativas em situações que nunca revelam todas as informações e resultados possíveis. O processamento de informações está relacionado às necessidades de informações da organização (e de seus participantes) na consecução dos objetivos organizacionais. Nesse sentido, a capacidade de processamento de informação da organização, no que concerne ao processo decisório, é substancialmente superior à capacidade humana e uma das possibilidades de melhorar essa capacidade é a utilização de sistemas de informação no apoio a decisões distintas.
Estrutura conceitual para a concepção de sistemas de informação
Nenhum outro modelo é tão discutido e utilizado quanto o de gory & Morton (1971),