O erro e a avaliação
Este trabalho busca compreender como a avaliação é utilizada pelo professor para avaliar se aluno aprendeu e se este sabe aplicar suas habilidades em circunstâncias em que dele será exigido utilizar todo o seu conhecimento prévio, ou seja, quando as habilidades do educando serão avaliadas. Exemplo disso, a prova, que é tão temida pelos aprendizes e usada muitas vezes como instrumento de autoritarismo pelo educador. Este trabalho diz respeito aos aspectos positivos e negativos da avaliação e o que o erro significa no processo de ensino/aprendizagem do aluno.
O ato de ensinar e de aprender está relacionado a realizações de mudanças cognitivas, afetivas e sociais. A avaliação consiste em verificar se estes tais comportamentos estão sendo realmente alcançados no grau exigido pelo professor servindo de suporte para que o aluno progrida na aprendizagem e na construção do saber. A avaliação tem o papel de orientar o aluno a tomar consciência de seus conhecimentos, avançando na superação das dificuldades para continuar progredindo no processo de ensino aprendizagem. Existem professores que usam a avaliação como instrumento de tortura prendendo-se em respostas “mecânicas” como certo/errado valorizando o “produto” final e não compreendem todo o processo que o aluno chegou para dar aquela resposta. Muitas vezes as avaliações são realizadas como julgamento das capacidades, sem contribuir para o desenvolvimento do educando, não sendo levado em conta, o modo como essa avaliação está sendo feita como, por exemplo: trabalhos avaliativos, provas orais ou escritas de dupla ou individual e saber que cada aluno é diferente no processo de ensino-aprendizagem um do outro.
Aspectos Positivos e Negativos da avaliação A avaliação tem seu lado positivo (admite uma função orientadora e ordenada dentro da sala de aula com o objetivo de fazer um diagnóstico da situação de aprendizagem de