Sistema de informações
Com o crescimento da informatização, a cada dia é gerada uma enormidade de dados digitais em todo mundo. As organizações estão utilizando a informática como ferramenta obrigatória para controle e/ou geração de qualquer serviço, visando gerar informações precisas e atualizadas. Os Sistemas de Informação (SI) surgiram como uma forma de manter o executivo preparado, com visão integrada de todas as áreas da empresa, isto sem gastar muito tempo ou requerer do mesmo um conhecimento aprofundado de cada área.
As informações contidas nos sistemas das organizações não são mais somente para fins de controle e sim, se bem utilizadas, são um grande diferencial competitivo no mercado de hoje. O uso eficaz da informação nas organizações passa a ser um patrimônio, que é considerado um fator chave para o sucesso.
SI’s são sistemas que ajudam os empreendedores a compreender e agir melhor sobre as suas empresas. Os SI’s apresentam aos executivos fatos e informações que nem sempre podem ser percebidas no nível gerencial.
Sistemas de Informação
Uma das maneiras do SIG gerar as informações é através de relatórios e índices. A incerteza é reduzida na hora de se tomar a decisão, pois o gerente está de posse de informações precisas sobre o assunto que for tratar.
Para a área de recursos humanos, é importante que o Sistema de Informações de Recursos Humanos (SIRH) utilizado forneça informações (sejam elas sobre cargos, cadastro médico, remuneração, por exemplo) para os demais órgãos sobre as pessoas que nela trabalham. Para Chiavenato (1997, p. 111), “um sistema de informações recebe entradas (inputs) que são processadas e transformadas em saídas (outputs)”.
Um fator importante a ser levado em consideração na hora de elaborar o SIG é o conceito de ciclo operacional (Chiavenato, 1997, p. 111), onde são localizadas cadeias de eventos que se iniciam fora da organização, passam por dentro dela e terminam mais uma vez fora. A importância se deve ao fato de que, se