Cocaina
COCAÍNA
Autora: Marcella dos Santos Ferreira
Orientadores: Prof. Ms. Joelson Isaac Braga da Motta
RESUMO
Cocaína é uma droga bastante difundida pelo mundo e utilizada por diferentes grupos de pessoas.
Seus usuários objetivam seu efeito estimulante, entretanto, quando utilizada de forma crônica, encontram efeitos nocivos, podendo levar à morte. Uma revisão bibliográfica, realizada com pesquisa em sites acadêmicos e livros, com o objetivo de agrupar os principais efeitos colaterais do uso de cocaína e suas complicações médicas, psiquiátricas.
Palavras-chave: cocaína, complicações médicas e psiquiátricas.
ABSTRACT
Cocaine is a drug widespread throughout the world and used by different groups of people. Its users aim its stimulating effect, however, when used chronically, are harmful effects, can lead to death. A literature review, a survey conducted in academic books and websites, with the aim of grouping the main side effects of cocaine use and its medical, psychiatric complications.
Keywords: cocaine, medical and psychiatric complications.
INTRODUÇÃO
A cocaína é amplamente difundida pela população e pode ser considerada uma das principais drogas de abuso na América e no mundo, e é utilizada por pessoas de todas as idades sendo mais disseminada entre jovens de 20 a 29 anos.
Sendo utilizada a mais de 4500 anos, pela população indígena da América Central e da região Amazônica, a folha da Erythroxylon coca é mascada para a obtenção de uma sensação de euforia. Isolada pela primeira vez em 1860 sendo amplamente utilizada, especialmente como anestésico local, entretanto em 1914, quando seus efeitos colaterais foram devidamente identificados e estudados, foi classificada como narcótico e o seu uso medicinal limitado.
Como a cocaína é uma droga com grande capacidade dependológica e produz ou intensifica diversos sintomas que variam desde agitação, prazer exacerbado, excitação sexual aumentada, efeitos estimulantes, até