Trabalho Temas Transversais
INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS – IBIO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – IBIO
DISCIPLINA: DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
PROFESSORA: MARIA AUXILIADORA
DAFNY COUTINHO
UTILIZAÇÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS PROPOSTOS PELOS PCNs PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DIDÁTICOS
Rio de Janeiro
2º Semestre/2014
1) RESUMO
A importância do debate acerca dos temas transversais abordados nos Parâmetros Curriculares Nacionais da área de Ciências Naturais ainda se faz presente mesmo depois de mais de uma década de sua criação. Apesar de conter uma proposta interdisciplinar bastante ampla, ainda existem dificuldades em abordar essas propostas nas escolas de acordo com o que é transcrito nesses documentos. Na tentativa de aproximar esses discursos e inseri-los no contexto na pesquisa em educação, o presente trabalho busca dialogar com questões relacionadas ao conceito de currículo e a inserção dos temas tranversais dos PCNs.
Palavras-chave: PCNs, Ciências, interdisciplinaridade.
2) INTRODUÇÃO
Com a lei federal n.º 9394 de 1996 – a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) conhecida como Lei Darcy Ribeiro – fica determinado como jurisdição da União estabelecer, junto aos estados e municípios, direcionamentos que orientem os currículos estudantis e seus devidos conteúdos, de forma a garantir uma formação básica comum a todos os estudantes brasileiros. Com o objetivo de camuflar a falta de comprometimento por parte do governo nas problemáticas relacionadas ao ensino nacional, foram elaborados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino fundamental (Brasil, 1998), que visou como principal finalidade uma nova diretriz curricular.
O ponto de vista do currículo apresentado pelos PCNs sugere uma organização curricular onde o conhecimento é desenvolvido por áreas interligadas através de temas transversais, que formam um conjunto proferido que possui objetivos e conteúdos muito próximos entre