POP
1. FINALIDADE
Estabelecer um procedimento para padronizar a aplicação da metodologia de Manutenção
Autônoma nos equipamentos e áreas.
2. ALCANCE
Este procedimento aplica-se a todos os equipamentos/áreas ligados aos processos produtivos da J&J Industrial Ltda.
3. DEFINIÇÕES
TPM: Total Productive Management, ou Gestão Produtiva Total.
É uma Metodologia desenvolvida pela JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance), que estrutura-se com base em 7 pilares básicos, que podem ser customizados ou ampliados de acordo com as necessidades de cada negócio.
Pilar Manutenção Autônoma: O pilar de MA (Manutenção Autônoma), é um dos sete pilares da estrutura básica do TPM.
Anomalia: Toda e qualquer disfunção do equipamento que caracterize uma perda da condição básica daquele item.
Procedimento de Limpeza, Inspeção e Lubrificação: Identifica partes dos equipamentos/áreas, que devem ser limpos, inspecionados e lubrificados assim como a condição básica requerida para cada um.
Local de Difícil Acesso – LDA: Ponto ou partes dos equipamentos/áreas que não permite fácil acesso para limpeza, inspeção, lubrificação,monitoramento e manutenção.
Fonte de Sujeira – FS: Ponto do processo que gera sujeira no equipamento e/ou área.
Quadro de atividades de TPM: Quadro onde são expostas as informações referentes ao processo de TPM. Fica ao lado da máquina e no caso de área em local de maior acesso aos colaboradores envolvidos.
Gráfico de Etiquetas: Gráfico de barras, que tem por objetivo mostrar a evolução das etiquetas colocadas/retiradas e pendentes.
OPL: One Point Lesson, são formas de treinamento, elaboradas pelas equipes, sobre aprendizados capturados no dia a dia e que devem ser disseminadas para prevenir futuras perdas nos processos.
Reunião de TPM: Reunião da equipe TPM onde são discutidos os assuntos referentes às atividades do processo produtivo e metodologia MA. Utilizar agenda.
Divisão do Equipamento: Divisão do equipamento em