Trabalho De Libras 2 Semestre PEDAGOGIA C Pia
PROFESSORA:
“A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PRÁTICA DOCENTE”
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-CURSO DE PEDAGOGIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-CEAD DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP.
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com a intenção de auxiliar pessoas que trabalham na área da educação, como o objetivo agora é de inclusão das crianças com alguma deficiência, cadê a todos nós nos prepararmos.
Não adianta esperar que alguém faça algo por nós, a solução é pesquisarmos e buscar conhecimento sempre, por esse motivo o assunto abordado aqui trata- se de uma pequena noção de como lidarmos com crianças surda.
É um breve relato do significado de surdez, sugestões de atividades e materiais que podemos utilizar nas atividades do dia- a- dia de maneira que todos participem e se respeitem.
Esperamos contribuir para compreensão e criação de atividades que ajudarão no desenvolvimento específico dessas crianças.
A SURDEZ
Surdez, prejuízo auditivo ou perda auditiva é uma inabilidade total ou parcial de ouvir, é causada por diversos fatores e possui três tipos de acordo com o grau (leve, moderada ou severa).
Mesmo a pessoa tendo essa deficiência ela pode ser alfabetizada, frequentar uma escola. Pode até mesmo aprender a falar, ainda que haja dificuldades, tem também surdos que se utilizam da leitura labial para comunicar- se, mas nem todos os surdos precisam aprender dessa forma, pois a Libras passa a ser reconhecida como a primeira língua da comunidade de surdos e está amparada pela Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002.
A língua de sinais é uma língua espacial visual, pois utiliza a visão para captar as mensagens e os movimentos, principalmente das mãos para transmiti- la.
O surdo não é pior que o ouvinte, é cognitivamente igual, tem as