Isabel Allende
Isabel Allende Llona nasceu em Lima no Peru em 2 de Agosto de 1942, porém tem nacionalidade chilena, atualmente vive nos Estados Unidos. É escritora, jornalista e professora de literatura latino-americana. Filha de Tomás Allende um funcionário diplomático, e sobrinha de Salvador Allende.
Dirigiu a Fundação Isabel Allende, criada em 1995, tinha o objetivo de ajudar mulheres e crianças, auxiliam as mulheres a alcançarem a justiça econômica e social, a Fundação apoia organizações sem fins lucrativos na Califórnia e no Chile, que prestam serviços as mulheres e crianças da área de saúde, educação e proteção contra a violência. Há mais de 25 anos ela tem dado palestras e seminários sobre os direitos das mulheres, política latino-americana, Chile e suas obras literárias.
Isabel atribui seu êxito como escritora ao célebre poeta chileno Pablo Neruda, que no inverno de 1973 aconselhou-a a abandonar seu trabalho como repórter para se dedicar a escrever livros de ficção. Ela não levou muito a sério a sugestão, e demorou quase dez anos para transformar a ideia em realidade.
Seu primeiro romance foi “A casa dos espíritos” (1982) obra na qual ganhou reconhecimento, foi bem recebido pela crítica, e colocou o nome de Isabel na tradição literária do realismo mágico de Gabriel García Márquez. Crônicas familiares ligadas à política deu origem a seu próximo romance “De amor e de sombra”. Outros como “Eva Luna”, “Paula”, “Plano infinito”, “Afrodite” e “Filhos da fortuna”.
Sua fama de escritora a ajudou a ser uma palestrante bem requisitada nos Estados Unidos e na Europa. É considerada a mais famosa romancista contemporânea da América Latina.