resumo e comentario do livro " A casa dos espiritos " de Isabel Allende
Passado uns tempos rosa morre tragicamente por ter ingerido um veneno se tinha sido destinado ao seu pai tal como tinha previsto a sua irmã clara que possuía poderes sobrenaturais e ao sentir-se culpada com o sucedido fica muda durante anos.
E so volta a falar para anunciar que se iria casar com Estebán mesmo antes de este fazer o pedido.
Eles casam-se e tem 3 filhos : Blanca , Jaime e Nicolás
Esteban constrói uma casa para a sua família na cidade e la clara começa a trainar os seu poderes sobrenaturais através da comunicação com os espíritos.
Blanca cresce com pedro ( neto de um dos trabalhadores da fazenda da família ) e á medida que o tempo passa apaixonam-se um pelo outro mas o pai dela não aceita e mesmo com Blanca gravida fá-la casar com um conde francês, que passado uns tempos decide fugir para a casa da cidade onde la da á luz a alba .
Clara acaba por morrer e o marido envolve-se ainda mais com a politica .
Quando alba faz 18 anos apaixona-se por por Miguel que pertencia ao partido oposto ao do seu avô e o governo da altura o qual Miguel pertencia é deposto por um golpe militar e alba é presa pelo seu envolvimento com Miguel .
Ela é torturada, violada e mantida em cativeiro por muito tempo até ser libertada.
No final aparece alba a falar na primeira pessoa onde conta a dor e o sofrimento que passou enquanto esteve em cativeiro e de como se foi curando num campo de mulheres antes de ser solta
Também conta que foi o seu avô que lhe pediu para escrever a historia da sua família para que não se esquece-se dela.
Gostei muito deste livro, deve ter sido um dos melhores livro de que já li não so pela maneira de como a historia se vai desenrolando mas também como a autora nos da a conhecer a historia de um povo e de um pais em mudança, bem como nos da a conhecer um pouco da historia da sua família (