Trabalho Socio
Nutrição 1°Semestre/Matutino
Bianca Pereira - 21503135
Rafael Andrade - 21507299
Talyta Machado - 21507470
A obesidade infantil no Brasil
“Muito Além do Peso”
Trabalho Final de Sociologia
Brasília
2015
1. Introdução
O trabalho final de sociologia busca compreender causas e conseqüências dos hábitos alimentares incentivados por pais e responsáveis à população infantil brasileira. O filme “Muito Além do Peso” traz o conceito de obesidade infantil aliado não somente à alimentação em si, mas a fatos sociais interligados que podem ser precursores de hábitos não saudáveis.
O grande problema enfrentado pela população é o excesso de peso, com isso ocasiona estresse, depressão, câncer, artrite, trombose, colesterol alto, cansaço, dores nas pernas, problemas na visão, audição e doenças nos membros inferiores, podendo sofrer amputações, segundo os especialistas. “Muito Além do Peso” surge, para justificar ''o grande problema da obesidade'', que está no grande consumo de alimentos ultra-processados e processados. O documentário traz também a influência desleal da indústria de alimentos e bebidas, a falta de tempo no dia-a-dia da população, além do que é transmitido pela mídia e sua influência na mente da população. Alguns fatores a serem analisados a respeito do tema, que podem ser observados e comprovados no filme em questão, são a alta disponibilidade e o preço relativamente baixo de alimentos de altas calorias, e a urbanização que tem levado ao estilo de vida cada vez menos ativo.
2. A Obesidade Infantil no Brasil
A) Teoria
A prática de hábitos alimentares saudáveis vem sendo fortemente incentivada por meio de programas televisivos, onde são apontados não somente problemas de saúde causados por uma alimentação inadequada, bem como o fator estético. No caso da população infantil, o fator estético também pode ser considerado ao analisar o psicológico de uma criança.
A criança obesa é uma criança que além de ser obesa, tem