Trabalho socio
AULA 2 https://www.youtube.com/watch?v=xqxrVicYTbA –. Programa de televisão “A tarde é sua”- “O espiritismo salvou-me”
QUESTÕES
1. - Que razões levaram a doente a procurar outras razões e soluções para a sua doença?
2. - Identifique os fatores sociais e culturais que enformaram o comportamento da senhora?
3. - Que conceção tem esta senhora do corpo e da doença?
4. - Compare com a abordagem médica?
5. - Descreva o percurso de procura de cura (percurso terapêutico) desta senhora.(Percurso “típico” de doentes que procuram outras “terapias”)
AULA 3
Texto - Observatório Português dos Sistemas de Saúde (2011) Relatório da Primavera, Coimbra, Mar da palavra, pp. 55-64; 49-52.
Questão:
Refira-se às consequências da crise económica para a saúde dos portugueses? Justifique, isto é, explique-as. Dê exemplos.
AULA 4
Nascido para viver – documentário Fundação Francisco Manuel dos Santos, Documentário/Saúde Nascido para Viver http://www.ffms.pt/evento/243/nascido-para-viver acedido a 23 de Março 2013.
QUESTÕES
Saúde Materno Infantil em Portugal
1- O que mudou desde os anos 60? O que contribuiu para a mudança?
Apareceram os primeiros centros de saúde, as Ecografias, consultas de planeamento familiar , canalização tudo isto levou ao melhoramento da prestação de serviços. Começou a existir mais troca de informação dos médicos e enfermeiros para com as pessoas, mais métodos contraceptivos , uma melhor alimentação e mais cuidados durante a gravidez por parte da mulher e melhores cuidados também por parte dos prestadores de cuidados de saúde. Surgiu também o plano nacional de vacinação que permitiu e ajudou na maior capacidade de resistência dos bebés recém-nascidos, iniciam-se também os cuidados pré-natais. Campanhas e sensibilização para os cuidados básicos de higiene o que ajudou no combate a certas doenças que surgem sobretudo da falta de higiene.
2- Que transformações na cultura e na sociedade portuguesa