TRabalho Socio
GUILHERME AUGUSTO PARO, LEONARDO NOGUEIRA e PEDRO HENRIQUES MARTIN PACE
ENSINO MÉDIO - 1º ANO C - Nº 6,17 e 21
Sociologia
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Março/ 2015
-Sistema de castas:
Casta é uma forma de estratificação social caracterizada pela endogamia, pela transmissão hereditária de um estilo de vida que frequentemente inclui um ofício (profissão), status ritual numa hierarquia e interações sociais habituais e exclusão baseada em noções culturais de pureza e poluição. Seu exemplo é a divisão da sociedade indiana em grupos sociais rígidos, nessa sociedade não a mobilidade social (se o indivíduo nasceu naquela casta não a como ele passar para uma superior, nem para um inferior), com raízes na história milenar da Índia que persiste nos dias atuais. Todavia, a importância econômica do sistema de castas da Índia tem progressivamente diminuído devido à urbanização e de programas de ação afirmativa.
-Agora o que são as castas?
São grupos fechados, cujos integrantes devem se comportar de acordo com normas preestabelecidas de origem religiosa. Em certas regiões da Índia o casamento só é permitido entre pessoas da mesma casta. Os diversos tipos de castas na Índia, mas iremos falar apenas das principais que são os Brâmanes: são os sacerdotes da religião hinduísta e os mestres da erudição sacra. Xátrias: são os guerreiros que formam a aristocracia militar. Vaixás: é formada pelos comerciantes, artesãos e camponeses. Sudras: formam a base da pirâmide, eles executam trabalhos manuais e diversas tarefas servis. É uma casta depreciada, tendo o dever de servir as três castas “superiores”. Parias: Eram os marginalizados da sociedade.
-Estamentos:
O estamento é uma camada social semifechada. A posição social de uma pessoa nesse regime também lhe é atribuída desde o nascimento. Na sociedade estamental, a mobilidade social é difícil, mas não impossível. Por exemplo: os servos poderiam ser emancipados por seus senhores; o rei