Trabalho De Geografia Completo
Nome: Josefa Maiane Da Silva Souza
Número: 15
Série: 3º C
Profº Catarina Chung
Regionalização do espaço mundial Diferenciar critérios de regionalização é um passo importante para a compreensão do espaço mundial. Por ser diferenciado, em função da variedade de elementos da natureza (clima, relevo, solo, vegetação etc.) e das sociedades (produção de riquezas, culturas etc.), o espaço geográfico pode ser dividido e classificado de diferentes modos, em regiões ou grupos de países, levando em conta as diferenças e semelhanças das diversas áreas conforme um critério específico.
Regionalizar um determinado espaço geográfico significa dividir ou agrupar suas partes e regiões de acordo com características comuns.
Qualquer regionalização é apenas parcialmente verdadeira, pois quem agrupa ou reúne suas partes o faz de acordo com um interesse específico.
Em determinado mapa, apenas alguns fatos são mostrados, enquanto inúmeros outros são deixados de lado. E isso por uma razão muito simples: é impossível representar tudo o que existe em uma área, principalmente em uma imensa região ou em todo o globo, sendo necessário, portanto, uma
“filtragem” prévia das informações que se pretende retratar em um mapa.
Os mapas “Mundo: divisão dos continentes”, “Mundo: vegetação”, “Mundo: taxa de mortalidade infantil” e “Regionalização do mundo em Norte e Sul” apresentam as formas e os critérios de representação mais utilizados para a divisão do mundo, como:
- em continentes;
- de acordo com os aspectos físicos ou naturais;
- de acordo com indicadores sociais, como a taxa de mortalidade infantil;
- em países ricos e pobres;
- grau ou nível de industrialização dos países;
- associações (blocos) econômicas e sociais;
- cultura dos povos (religiões, hábitos e costumes).
Nenhum tipo de regionalização é melhor que o outro, são formas de compreensão do mundo que vivemos. As várias formas de regionalização do mundo atual decorrem de diferentes critérios utilizados. Isso