Trabalho sobre o periodo pré socratico
Pitágoras e Zenão
Quem foram e o que fizeram os filósofos pré-socráticos
1ªA: Alice, Caroline, Diogo, João Henrique e Yacov
12 de junho de 2015
Marlito de Souza Lima (Filosofia) Índice
Apresentação
Introdução
Capítulo 1 – Quem foram os filósofos pré-socráticos?
1.1 – Pitágoras
1.2 – Zenão
Capítulo 2 – O que fizeram os filósofos pré-socráticos?
2.1 – Pitágoras
2.2 – Zenão
Capítulo 3 – Implicações políticas
Capítulo 4 – Relações com a ciência moderna
Conclusão – O período pré-socrático
Bibliografia
Apresentação
O presente trabalho é fruto de uma série de pesquisas, realizadas com o propósito de entender e analisar o período pré-socrático e suas influências sociais e políticas, tanto no mundo helênico, quanto nos dias de hoje. Podemos considerar duas etapas para simplificar o processo de trabalho: pesquisa em sala e pesquisa extraescolar.
A pesquisa em sala consiste em várias aulas de filosofia que utilizamos para entender um pouco mais sobre os filósofos pré-socráticos. Durante essas aulas, realizamos pesquisas em livros e apostilas, de maneira que pudemos ter uma primeira convivência com as reflexões do período pré-socrático e dos filósofos que iremos discutir neste trabalho (Pitágoras e Zenão).
Por outro lado, a pesquisa extraescolar foi realizada com o intuito de revisar e aprofundar os conhecimentos sobre os dois pensadores pré-socráticos em questão. Além disso, ela nos proporcionou uma reflexão que se encontra nos últimos capítulos do trabalho que aqui se inicia.
Introdução
O período pré-socrático, que durou do século VII ao V a.C., marcou um momento da filosofia no qual a principal questão era a origem do mundo e as transformações naturais.
A filosofia pré-socrática se desenvolveu em quatro escolas principalmente: a escola da Pluralidade, a Jônica, a Itálica e a Eleata. Nessas escolas, se discutia a