Met Fora Do C Rebro
Aprendizagem e auto-organização: As organizações vistas como Cérebros
Quando pensamos na metáfora do cérebro pensamos na organização vista como um, com isso o quanto ela pode cresce e se desenvolver de forma inteligente, este capitulo do livro nos mostra como as organizações podem se desenvolver como este órgão tão interessante que é o cérebro. Hoje em dia temos inúmeras formas de informação as empresas estão cada vez mais buscando fontes de inovação, para melhoria de seu funcionamento e crescimento, buscando cada vez mais satisfazer as vontades de seus cliente atingindo também um público cada vez maior, com isso temos tecnologia que hoje se tornou vital para a busca dessas informações, as organizações buscam melhorias atrás de sistemas de computadores e máquinas, muitas das vezes tentando substituir a mão de obra humana o que tem sido muito viável nos dias de hoje com as construções de sites de compras, onde o cliente busca o que deseja, escolhe, e finaliza sua compra e em alguns dias tem sua mercadoria ou produto, dispensando o varejo por exemplo.
Mas bem a organização enquanto cérebro ela pode ser definida por algumas palavras como: Aprendizado, crescimento, informação e assim por diante. O cérebro está em constante desenvolvimento em constante crescimento sendo capaz de aprender e armazenar muitas coisas, Morgan cita várias experimentos neste capítulo inclusive um feito pelo psicólogo Karl Lashley que desenvolveu uma pesquisa com ratos em laboratório, ele retirou até 90% do cortéx dos ratos sem deixa-los cegos e ainda assim os ratos encontravam o caminho de saída dos labirinto. O que impressiona é que tirarmos 90%de qualquer aparelho construído pelos homens ela simplesmente não funcionará mais, já o cérebro nos mostrou o contrário, provando a grandeza desse órgão.
Diante dessa e outras inúmeras pesquisas o cérebro também comparado a um sistema holográfico, como dos telefones, que é um banco de dados de informações.Com isso as organizações