trabalho sobre o filme prova de amor
CAMPUS VIII- PAULO AFONSO
BACHARELADO EM DIREITO
NÁBILA VALESCA SOARES BRAZ
MEMÓRIAS: DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO (MESOPOTÂMIA E EGITO – ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO NA SOCIEDADE E NO DIREITO)
PAULO AFONSO
2012
NÁBILA VALESCA SOARES BRAZ
MEMÓRIAS: DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO (MESOPOTÂMIA E EGITO – ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO NA SOCIEDADE E NO DIREITO)
PAULO AFONSO
2012
Em 05/05/2012 foi abordado o Tema Direito e Sociedade no Oriente Antigo: Mesopotâmia e Egito. Na aula foi mostrada a importância das água para essas civilizações dotadas de bacias hidrográficas. Por exemplo, a Mesopotâmia que usa a bacia hidrográfica para o comércio.
Foi visto que não é possível separar em qualquer momento histórico, a sociedade da evolução do direito.
Também foram abordados o Direito Público e o Direito Privado para verificação a questão do comércio.
Foram debatidas as diferentes penas de acordo com a classe social e visto que não somos capazes de solucionar hoje, os problemas se não for na justiça.
Além disso, foi discutido que a justiça fica muito aquém da criminalidade. Pois a criminalidade está andando mais rápido que a justiça.
Em outro momento da aula, foi debatido o Código de Hammurabi, código este que demorou uma lacuna imensa para ser descoberto( 1922-1929). Sendo que existem civilizações que até hoje não tem uma fonte documental. E lembrando que existem povos com escrita que ainda fazem uso de modelos dos povos sem escrita.
Foi discutida a decadência das megacivilizações.
Quanto ao Egito, foi comentada sua geografia, que sendo composta de bacias hidrográficas, tornou-se tipicamente agrícola. Sendo o Nilo importante por levar água por gravidade para lugares distantes. Também foi comentado sobre suas especiarias e sua religiosidade que estava voltada para as forças da