Projeto de ética
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Departamento de Psicologia
Disciplina: Ética Profissional
Prof. Eduardo Gontijo
A ÉTICA SOB DISCUSSÃO NO FILME “UMA PROVA DE AMOR”
Luiza Rallo Jardim
BELO HORIZONTE
2012
Introdução
Quando pensamos em “Ética”, várias decisões práticas vêm ao pensamento, além da teoria constituinte. Em nossa sociedade atual, diversos assuntos, como o tratamento dispensado às minorias éticas, a igualdade para as mulheres, o uso de animais em pesquisas, a preservação do meio ambiente, o aborto e a eutanásia, podem despertar o interesse na ética e na moralidade.
Em meu trabalho, pretendo abordar a questão ética presente no filme “Uma prova de amor”, de Nick Kassavetes. Trata-se de uma obra baseada no romance de JodiPicoult, na qual a atriz Cameron Diaz (na história, Sarah) vive a mãe da jovem Kate (), que luta contra a leucemia. A trama se desenvolve com os questionamentos da filha mais nova, Anna (), que foi concebida in vitro com um objetivo: salvar a irmã. Sarah e Brian tinham dois filhos: Kate e seu irmão Jesse. Aos dois anos de idade, Kate é diagnosticada com leucemia e seus pais, aconselhados pelo médico, decidem ter outro filho, geneticamente modificado, para ser um doador de medula para Kate. Anna, assim, é concebida. Ela passa sua infância fazendo doações de material genético, além de se submeter a diversos exames doloridos, para prolongar a vida da irmã. Chega um momento em que, para sobreviver, Kate precisa de um rim e Anna, única compatível e possível doadora, decide não doar seu rim para a irmã. Anna procura um advogado e entra na justiça solicitando emancipação médica de seus pais, ou seja, solicita que ela, apesar de menor de idade, seja quem decida se deseja ou não doar seus órgãos para salvar a vida da irmã.
Até esse ponto, já podem ser formuladas várias questões pertinentes à pesquisa. A análise do filme, porém, nos permite ir mais fundo no entendimento da situação