A prova de fogo
Por Sandra Melo
O filme revela de maneira extraordinária os mistérios da vida em matrimônio, particularmente como a fé e amor podem transformar a vida das pessoas. Em a Prova de Fogo, da obra dos irmãos Kendrick, criadores do famoso filme Desafiando os Gigantes, a história gira em torno de Caleb Holt, um heróico Bombeiro, que anda tendo dificuldades em seu casamento.
Na trama, Caleb, interpretado por Kirk Cameron é um bombeiro muito dedicado que se preocupa em ajudar as pessoas em seu trabalho, que coordena sua equipe com atenção e carinho, segue o lema de que nunca se deixa um companheiro para trás. Porém, não consegue levar estes conceitos para sua vida conjugal. Em casa ele se torna individualista e preocupa-se apenas consigo. Não consegue amar sua esposa como um casal deveria amar.
Catherine Holt, sua esposa é relações públicas de um hospital trabalha o dia todo e ainda cuida dos pais, está cansada de fazer todo o serviço de casa e ainda não ter a atenção e carinho do marido. O casal está caminhando para um processo de divórcio.
Caleb é admirado e respeitado quando está trabalhando, tem foco e coragem na sua profissão. Procura ajudar a todos chamando a atenção quando necessário, dando lições e sendo amigo quando eles necessitam. Em casa não sente este respeito e admiração por parte da esposa, é ignorado e tratado sem nenhum afeto. Por sua vez, Catherine foi ensinada desde criança a honrar a família e de que seria amada e respeitada por seu marido, mais a realidade se mostrou diferente e ela apesar de se sentir infeliz e não realizada no casamento, não identifica o que está errado.
Tudo muda quando eles têm uma discussão e resolvem se divorciar, então Caleb liga para seus pais para avisar o acontecido. Seu pai o convence de que deveria repensar sua atitude referente sua vida, sua fé, seu amor. Para isso pede que ele se comprometa a esperar por 40 dias. Enquanto isso o pai envia um livro, Desafio de Amar, onde ele precisa ler e