Trabalho sobre o filme: Dois Vendedores Numa Fria
O filme narra um pequeno trecho da vida profissional de dois amigos vendedores que trabalham juntos. Aparentemente eles estão numa fase negativa da carreira e com dificuldades em efetuarem uma venda. Após uma conversa com o chefe, eles percebem que devem vender ou perderão o emprego. Diante deste drama os personagens se vêm na situação de fecharem um contrato apesar de qualquer intempere. Em uma das casas abordas começam a se enrolar numa trama desconhecida, interessante e arriscada.
Logo no começo do filme um personagem mostra uma necessidade pessoal que o instiga a continuar as vendas, sendo que o outro personagem é impulsionado pela necessidade de pagar um curso universitário e pela carreira de ter sido sempre um excelente vendedor.
Os personagens usam diversas formas de negociação. Citam religião e Deus, cita cultura como Beethoven, tentam criar falsos laços de amizade e acabam por assustarem os clientes e os perdem.
Mais decididos e sob a ameaça do chefe, tornam-se mais persuasivos e tentam empregar técnicas de venda de forma correta e a induzir o cliente a fechar um contrato.
Percebi e compreendi as seguintes formas de negociação:
Persuasão – Argumentos que tendem a colocar o cliente numa situação de pressão e fragilidade.
Psicológica – Essa ameaça ao cliente é um afronto à pessoa.
Discussão – Gera certa confusão fazendo com que quem esteja de fora se perca um pouco na conversa e acabe tomando uma decisão incerta.
Projeto – Perceberam alguns erros e tentaram corrigir utilizando-se das devidas técnicas de vendas que conheciam, mas nem sempre as empregavam.
Rapport – Poucas vezes utilizaram a técnica, que tende a aliviar as tensões entre as partes facilitando assim uma abertura para uma conversa sobre outro assunto.
Atenção – Deram atenção para os clientes e conseguiram assim melhor atenção de volta.
Apoio – Um amigo distraiu uma das amigas em quanto o outro tentava uma abordagem mais direta à potencial